— NOTÍCIAS

Água limpa: Museu Exploratório promove final do "Grande Desafio"

Confira a atividade que aconteceu neste sábado no Ginásio Multidisciplinar da Unicamp



A Final do Grande Desafio 2019, atividade promovida pelo Museu Exploratório de Ciências da Unicamp, aconteceu neste sábado, dia 5 de outubro no Ginásio Multidisciplinar da Unicamp.

Trata-se de uma atividade proposta por uma equipe de cientistas e educadores da Unicamp, cujo objetivo é estimular a curiosidade sobre o mundo, seus fenômenos e desafios. Ele parte de um problema concreto do cotidiano e desafia os participantes a solucioná-lo, contribuindo para o desenvolvimento de uma postura criativa, autônoma e crítica no processo de aprendizagem.

Ao aceitar um desafio que permite diversas soluções, os participantes são instigados a utilizarem seus conhecimentos, experiências pessoais, interesses e talentos, no processo de concepção de uma solução original. Também são incentivados a testar, validar e refinar a solução progressivamente, nos moldes do método científico experimental. Em 2019, o Grande Desafio se volta para o problema da disponibilidade de água limpa para todos e propõe o seguinte tema: "Como garantir água limpa para a sua cidade?".

 

 

Texto adaptado de http://www.mc.unicamp.br/index.php/grande-desafio-2019/