Arte para Desconfinar tem publicação lançada em evento virtual
As 30 obras selecionadas refletem as angustias dos artistas em tempos de pandemia
Tweet| Texto: Fernando Barbosa e Gabriela Villen
A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) lançou na última quarta-feira (30/09), a coletânea gráfica Arte para Desconfinar, em versão impressa e digital. São 30 obras que retratam as circunstâncias e limitações vividas pelos artistas durante a pandemia. As obras foram selecionadas dentre 271 inscritas no edital, lançado em junho deste ano. "Com esse projeto, a Proec conclui um processo que tem o objetivo de dinamizar a atuação cultural da Universidade com grupos de artistas e divulgar a sua produção", conforme estipulado no edital pela coordenadora do projeto, Sylvia Furegatti.

O evento de lançamento foi virtual e contou com a presença do reitor da Universidade Marcelo Knobel. Para ele, o resultado alcançado foi fantástico, pois além de mostrar a realidade do momento atual, produziu um material que pode ser exposto e compartilhado. A versão impressa da publicação é composta por cartões destacáveis, que incentivam seu emolduramento ou para presentear visitantes da Universidade . “A idéia é que que esse importante registro fique para sempre “, declarou. Knobel sugeriu ainda que o edital se torne parte do calendário da Universidade, sendo reeditado ao menos uma vez por ano.
Segundo a coordenadora do projeto, a iniciativa colocou a prova a criatividade de alunos, docentes, funcionários e artistas de todo o Brasil. “Era urgente pensar as perspectivas de interação dos artistas nesta fase de distanciamento social. Conseguimos fazer um trabalho que envolveu diversos núcleos da Universidade e de fora dela”, afirmou.
A iniciativa foi uma parceria da Diretoria de Cultura (Dcult) da Proec, com a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) e a Editora Rusvel. Dentre os artistas selecionados, foram concedidos três prêmios de R$ 1.000,00 - Criatividade, Experimentação e Atualidade temática - e o prêmio Convest, que prevê a ampliação e emolduramento de até cinco trabalhos para instalação em sua nova sede. Além disso, cada artista receberá cinco cópias da publicação gráfica com as obras finalistas.
“É uma excelente forma de divulgação dos trabalhos de artistas. É disso que a Unicamp vive, de formar talentos e gente comprometida com um país melhor e um futuro digno para todos”, conclui Knobel, ao encerrar o lançamento da revista.
