História antiga, criação de aplicativos e zumbis são destaques de oficinas para crianças e jovens
Atividades misturam mão-na-massa, sites de programação e simulador virtual para desenvolver conceitos científicos
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O Museu Exploratório de Ciências da Unicamp apresenta três propostas diferentes de oficinas online, com abordagens criativas de História, Tecnologia e Ciências Médicas.
As atividades gratuitas são direcionadas a crianças e jovens, com necessidade de inscrição prévia. Confira abaixo e participe!
1.
(Oficina) Restaurando a Arte e desvendando a História Antiga
Dia: 23/06, quarta-feira, das 16h30 às 18h
Apresentação: Janaína Fonseca, Júlia Portugal e Leticia Vitor
Indicação: 8 a 11 anos
Inscrição: https://forms.gle/7UBKfMF7MArY4Tyr7
Você sabia que nosso conhecimento sobre o mundo antigo é resultado do minucioso trabalho dos historiadores?
Na oficina, você será apresentado(a) aos fundamentos da pesquisa histórica e, na sequência, colocará a mão-na-massa. Massinha de biscuit! Faremos juntos um modelo caseiro de ânfora - tipo de vaso usado pelos antigos gregos e romanos - para simular um processo de restauração.
Descubra como atuam os especialistas que buscam em diversas fontes os elementos que contam a trajetória humana no tempo, analisando e desvendando informações do passado para instruir o presente.
Entenda a importância do processo de restauração de fontes danificadas pela ação do tempo (como esculturas, pinturas, obras arquitetônicas, utensílios do cotidiano) e do trabalho cuidadoso para preservar e revelar seus significados.
Material - massinha de biscuit
. cola branca líquida, rótulo azul (tubo cheio-100g)
. amido de milho (1 xícara)
. vinagre (1 colher de sopa) ou meio limão espremido
. vaselina líquida (tem na farmácia). Pode ser azeite ou óleo de coco
. creme hidratante
. Papel filme
. Tinta guache (1 cor da sua escolha)
. Caneta ou lápis
. 1 colher de sopa e 1 colher de chá
. 1 xícara média
. Pote de vidro ou plástico (tamanho médio, que possa ir ao microondas)
Atenção
. A oficina requer acompanhamento de um adulto, pois haverá uso do microondas
. Sugere-se um ambiente adequado para a execução da oficina, que pode causar sujeira
2.
(Oficina) Maker de aplicativos
Dia: 25/06, sexta-feira, das 14h às 15h20
Apresentação: Miguel Marques e Aline Hesley
Indicação: 10 a 12 anos
Inscrição: https://forms.gle/vYy7Jm5q1bSnkFWr9
Conheça a lógica da programação e como são criados os aplicativos. Pense como um desenvolvedor, crie um projeto, instale e execute o aplicativo em seu celular.
Nesta oficina, apresentaremos uma introdução aos conceitos de programação, acessando sites que possibilitam configurações básicas, práticas e criativas.
Encare o desafio! Comece o processo de aprendizado e descubra como controlar os recursos tecnológicos que transformam pequenos aparelhos em máquinas inteligentes que executam múltiplas tarefas.
Instruções para a oficina
. Acompanhe por computador ou notebook. Tablet e celular apresentam dificuldades técnicas
. O acesso à plataforma de programação é feito por conta Google Gmail (login e senha). Pode usar a conta do pai, da mãe ou responsável.
. Acesse, explore e teste, com antecedência, o site do MIT App Inventor: http://ai2.appinventor.mit.edu/
. Faça a instalação prévia do aplicativo MIT AI2 Companion (disponível no Google Play) para poder executar os aplicativos desenvolvidos na oficina (dispositivos com sistema Android).
Orientações Gerais
https://mc-unicamp.github.io/oficinas/appmaker/
Atenção
. Os aplicativos desenvolvidos na oficina são seguros e poderão ser testados somente em smartphones e tablets com sistema operacional Android. Caso não tenha, poderá realizar as atividades da oficina normalmente, enviar os aplicativos por e-mail e executá-los em um dispositivo compatível.
Saiba mais
3.
(Oficina) Zombie venom
Dia: 25/06, sexta-feira, das 17h às 18h
Apresentação: Fernanda Germano e Guilherme Corrêa
Indicação: 7 a 10 anos
Inscrição: https://forms.gle/FVucvqCgM5214c38A
Nesta oficina, usaremos um simulador virtual para desafiar a sua capacidade de dedução e de solucionar enigmas científicos.
Mostre o seu talento interpretando o papel de um médico Girafa que deve diagnosticar zumbis intoxicados, analisando sintomas e sinais característicos. Parece estranho? Tente acertar o diagnóstico, de primeira.
Conheça as formas como médicos e cientistas estudam, utilizam ferramentas e métodos específicos para explorar o mundo. Participe!
Atenção
Acompanhe a oficina por computador ou notebook, com navegador atualizado. Tablet ou celular apresentam dificuldades técnicas.
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Acompanhe as novidades da programação semanal pelas páginas do Museu Exploratório.
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