Prêmio e bolsas agora também para extensão

Lançadas pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), as iniciativas pretendem valorizar e estimular atividades de extensão na Universidade

| Autor:  Gabriela Villen  | Fotos:  Antonio Scarpinetti  Divulgação Proec  | Edição de imagem:  Luis Paulo da Silva

Duas novas ações da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) pretendem incentivar ainda mais as atividades de extensão na Universidade: o Programa de Bolsas de Extensão e o Prêmio ProEC de Extensão Universitária. De acordo com Fernando Hashimoto, pro-reitor de Extensão, o objetivo é valorizar a extensão na Unicamp e tornar mais equilibrado tripé que sustenta a Universidade. “Ensino e pesquisa estão muito estabelecidos. A extensão vem ganhando importância cada vez maior na universidade brasileira”, afirmou.

O Programa de Bolsas de Extensão inclui estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade. Para requerer a bolsa, o docente responsável pelo projeto deverá registrar a ação de extensão no site da Proec, indicando a quantidade de bolsas requeridas, bem como uma justificativa, que pode incluir: o potencial de formação dos estudantes e geração ou aplicação de novos conhecimentos e o impacto esperado na sociedade, por exemplo. “Essa bolsa tem que ser vinculada a um projeto de algum docente. Esse docente faz uma seleção. Os trâmites institucionais são muito parecidos com os da iniciação científica”, explicou Hashimoto. (Leia o edital)

Fernando Hashimoto, pró-reitor de Extensão

Para o pró-reitor, essa bolsa chama atenção para o papel da extensão. “É uma via de mão dupla. Você leva algo para a sociedade, volta e alimenta as pesquisas. A extensão é uma parte formativa fundamental para os alunos”, pontuou. Hashimoto cita o exemplo de um estudante de medicina que trabalhou durante seis meses em uma ocupação. “Ele saiu completamente transformado.  Começou a entender a profissão de outra maneira. Essa é a função da universidade pública”, afirmou.

O Prêmio, por sua vez, visa valorizar a atuação do docente na extensão. “É muito parecido com o prémio de ensino de graduação, que é um prêmio da vida toda. As unidades que vão escolher seus representantes, para concorrer ao prêmio. Não serão analisadas atuações pontuais, mas todo o trabalho que ele desenvolveu ao longo da carreira”, ressaltou o pró-reitor. As indicações deverão ser feitas pelas unidades até setembro. A premiação, que inclui um valor em dinheiro, ocorerá em dezembro. (Consulte o Guia para o Prêmio ProEC de Extensão Universitária)

Cenas de projetos de extensão da Unicamp

Além das novidades, o já tradicional Edital de Apoio a Projetos de Extensão (PEX-Proec) também está aberto e recebe propostas até 1º de julho. Os projetos devem estar vinculados a atividades de ensino e pesquisa e ter um docente ou pesquisador como coordenador. As propostas devem ser encaminhadas pelo link https://sige.unicamp.br/. (Leia o edital)

Para conhecer os projetos de extensão que são desenvolvidos na Unicamp veja o Extensão48.