Programa UniversIDADE apresenta nova gestão aos alunos com propostas de expansão e melhorias
Reitor Antonio José A. Meirelles apoia a expansão do projeto para as unidades de Limeira e Piracicaba.
Tweet
Programa UniversIDADE apresenta nova gestão aos alunos com propostas de expansão e melhorias para o projeto desenvolvido.
O reitor Antonio José de Almeida Meirelles, o Tom Zé; apoia a expansão do projeto para as unidades de Limeira e Piracicaba.
O ProgramaUniversIDADE fez na última quarta-feira (30) sua segunda sessão virtual de apresentação da nova gestão, desta vez voltada para os alunos. O encontro contou com a participação do reitor Antônio José de Almeida Meirelles, o Tom Zé; pró-reitor Fernando Antônio Coelho, a coordenadora do programa Alice Helena de Danielle, Leninha, equipe de trabalho e alunos. Foi divulgada, a expectativa de melhoria das tecnologias de informática e de mudança de espaços físicos, entre várias manifestações dos expoentes convidados.
A coordenadora informou que o Programa estará passando por processo de reestruturação. Segundo ela, há necessidade de investimentos em tecnologia para comportar a nova demanda surgida com a pandemia e a consequente obrigatoriedade de aulas a distância no sistema virtual. “No atual formato, diminuiu o número de alunos em virtude da falta do conhecimento tecnológico”, disse ela.
Leninha comentou, que também está sendo aguardada, a entrega dos novos espaços administrativos que o Programa passará a usar, como sala de coordenação e de multiuso. “Teremos muitos desafios no semestre. Precisaremos de muito apoio”, disse ela. A coordenadora do programa disse também que, uma outra grande questão será a preparação para o retorno das aulas presenciais, que estima acontecer no primeiro semestre de 2022.
O reitor declarou que a Unicamp dará o apoio necessário para o desenvolvimento das atividades. “Se há algo que marca esse início de gestão é a aproximação, com a sociedade, organizações governamentais, sociais e instituições públicas”, disse ele. “Queremos que essas atividades sejam realizadas de forma muito intensa e com muito êxito”, completou. Meirelles defendeu a proposta, de estender a atuação do ProgramaUniverIDADE, para os campi de Limeira e Piracicaba como forma de ter mais alcance da população.
O pró reitor de Extensão e cultura exaltou que, essa iniciativa exemplifica o papel que a Universidade exerce de interação com a sociedade. “Por meio desse programa, é possível realizar uma série de ações, que contribui de forma bastante eficiente para melhoria da qualidade de vida e incorporação de novos conhecimentos. Permite a todos participantes aprender e agregar a experiência dos próprios alunos”, destacou.
O coordenador da Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp) Luiz Geraldo Meloni, deixou público a possibilidade, de alicerçar laços entre os trabalhos de Extensão e o Programa voltado ao público maior de 50 anos. “É uma oportunidade do processo de curricularização da Extensão, buscar sinergia no ProgramaUniverIDADE aprender e trabalhar juntos ”, disse ele.
INSCRIÇÕES
As oficinas abrem as inscrições dia 22 próximo, conforme informou Leninha. Segundo a coordenadora, a grade de oficinas para o segundo semestre está sendo finalizada e será divulgada nos próximos dias. As atividades do semestre serão feitas no período de 16 de agosto até 10 de dezembro deste ano, mantendo a forma virtual devido as prevenções estabelecidas nos protocolos de higiene, prevenindo contágios da Covid-19.