Programa UniversIDADE é eleito para compor o Conselho Municipal do Idoso
A vaga permitirá atuação mais próxima nas políticas públicas para longevidade e qualidade de vida
Tweet| Texto: Gabriela Villen | Fotos: arquivo
O Programa UniversIDADE da Unicamp foi eleito, no último dia 19, para compor o Conselho Municipal do Idoso de Campinas. O Conselho é um órgão colegiado, de caráter consultivo, deliberativo, controlador e fiscalizador da política de defesa dos direitos do idoso. "A vaga conquistada para Unicamp significa não somente ter voz no Conselho, mas poderá participar ativamente de forma a contribuir e acompanhar as políticas públicas no que tange a longevidade e qualidade de vida dessa população de Campinas", destacou Isabel Araújo Floriano, coordenadora do Programa.

O credenciamento do Programa UniversIDADE da Unicamp no Conselho é fruto de um processo iniciado em 2017, que dependeu de ajustes administrativos e aprovações em diversas instâncias das duas instituições. "A representação da Unicamp junto ao Conselho permitirá nossa participação ativa, além de ser um reconhecimento da contribuição do programa UniversIDADE com as políticas públicas nas questões de saúde, alimentação e longevidade", pontuou a coordenadora.
De acordo com Isabel, o credenciamento possibilitará ainda a participação nos editais oferecidos pelo Conselho. "Há um edital previsto para o meio do ano para apoiar financeiramente projetos voltados para as questões do idoso e da longevidade", relatou.
Oficinas para o segundo semestre
Desde o início da pandemia, todas as atividades do Programa têm acontecido remotamente. No início do semestre foram oferecidas 59 atividades, que totalizaram 680 alunos. As inscrições para as atividades do segundo semestre devem acontecer no mês de julho. A partir do dia 3 de maio, estarão abertas as inscrições para os proponentes que desejem oferecer oficinas no Programa.