Programa UniversIDADE oficializa novas conquistas
Abertura das atividades do segundo semestre 2018
Tweet| DCom: Mariane Kerekes
Sucesso, novidades e boas vindas definem a abertura das atividades do segundo semestre de 2018 do Programa UniversIDADE nesta segunda-feira. Com direito a café de boas-vindas, retrospectiva da infância e da terceira idade com o espetáculo Vida, seminários sobre saúde, esporte e lazer e confraternização, alunos e autoridades do programa celebraram o início do novo semestre e das conquistas alcançadas no auditório da Faculdade de Ciências Médicas.
O maior objetivo do programa UniversIDADE é “reforçar o compromisso e garantir o oferecimento de palestras e oficinas com elevado nível de excelência, no intuito de melhorar a qualidade de vida da comunidade, dos alunos e a longevidade”, segundo a coordenadora-geral Kátia Stancato. O sucesso e a expansão do programa são a grande felicidade do dia. No total, são 1.164 alunos inscritos neste semestre, sendo aproximadamente 208 novos participantes. Eles estão distribuídos em 144 oficinas e palestras a serem oferecidas por 120 voluntariados.
A universidade, por meio deste programa social, está devolvendo para toda a sociedade conhecimento, saúde e bem-estar, e quem se aventura a fazer parte do time só tem a ganhar. A aposentada Maria Claudete, 75 anos, é uma das mais novas alunas e esbanja felicidade com as suas boas vindas. “Estou ansiosa para voltar ao campus que eu adoro e onde vivi 25 anos e retomar um pouco as atividades. E nada melhor que começar a fazer alguns cursos; vai me revigorar. Este programa é excelente, e o idoso precisa disso”, afirma.
“O programa é um sucesso, temos a responsabilidade de ter uma educação continuada e estamos buscando parcerias com prefeituras, organizações sociais e organizações da sociedade civil para que este programa continue, se consolide e cresça cada vez mais”, enfatiza o reitor da Unicamp Marcelo Knobel. Ele também reconhece a necessidade de "integrar o programa UniversIDADE a outros programas já existentes na Unicamp para firmar um ciclo virtuoso e fazer com que se perpetue na sociedade".
Além de parcerias com a instituição Movimento Assistencial Espírita Maria Rosa (MAE) e a Agência de Inovação da Unicamp (Inova), a abertura desta segunda-feira foi a fusão oficial da importante parceria com o município de Paulínia.
As atividades do programa em Paulínia iniciarão no mês de setembro e já contam com 168 vagas preenchidas e oito oficinas a serem ministradas por voluntários residentes. A parceria foi abraçada pela área de saúde do município, conforme a diretora de planejamento de saúde e coordenadora do UniversIDADE em Paulínia, Rosilene Maria Martins. “A gente acredita que quando você proporciona qualidade de vida, movimento, atividades e raciocínio, você proporciona qualidade de saúde também”.
Levar o programa para mais localidades é fruto da receptividade da Unicamp e do reconhecimento da experiência vivenciada pelo público da terceira idade, o qual se sente muito bem acolhido, na opinião de Yanko Mello, secretário de saúde de Paulínia. Ele ressalta o quão importante é proporcionar praticidade, acessibilidade e conforto para a população idosa. “Eles já doaram tanto para nós, para que a gente chegasse aqui em condições boas, agora temos que retribuir, tentar devolver ainda mais. Eles merecem muito mais, mas já é um pouquinho que já podemos fazer.”
Os êxitos do UniversIDADE já são visíveis, e sua contribuição para com a sociedade é incalculável, segundo a coordenadora associada do programa, Isabel Araújo. “A contribuição é muito grande. Acredito que ao longo dos anos a gente vai crescendo cada vez mais e somando com a nossa cidade, pois o programa também soma com a cidade e não só com as pessoas que estão aqui, através da participação nas políticas públicas, seja na área de alimentação, saúde ou socialização dos nossos alunos”, declara.
