— NOTÍCIAS

Projeto de Extensão – “Era uma vez”

Extensão 48 aborda a utilização da linguagem de programação no ensino de crianças e jovens

Fazer com que crianças e jovens aprendam a partir de um processo de experimentação, ou seja, praticando o que estão aprendendo, estimulando as descobertas e apoiando-se em uma rede de informações na qual é possível aprender conteúdos sem limites, em um espaço definido e com regras. Esta é a ideia que os alunos da Faculdade de Tecnologia da Unicamp estão colocando em prática, para unir a linguagem de programação ao Ensino. O fazer, o saber, o aprender e o brincar são comportamentos que interagem de forma natural nesses espaços.

Com atividades que se baseiam na apresentação de conteúdos de computação para jovens do Ensino Fundamental e Médio, este projeto ajuda os alunos a aprenderem técnicas de resolução de problemas, que podem ser úteis não apenas no escopo de informática, mas para os vários desafios que essas crianças enfrentarão ao longo da vida.  As aulas são elaboradas a partir de uma temática infantil, com contos, além do trabalho da arte gráfica, que é original do projeto.

O conjunto de aulas de programação, estipulado para crianças de 10 a 13 anos de idade, pode ser aplicado em um contexto formal de ensino, em escolas que tenham carga horária específica para ensino de conteúdo computacional ou em atividades fora do contexto formal da escola, em ambientes diferentes de aprendizado, como oficinas de programação. Este universo de aprendizado que se abre para as crianças e adolescentes proporciona um ambiente de interesse e descobertas, como observado na Escola Municipal Professor Aldo José Kühl, em Limeira, São Paulo.

O projeto é desenvolvido pela Faculdade de Tecnologia (FT) da Unicamp.  O resultado é perceptível na motivação das crianças e na certeza de que uma revolução no aprendizado está a caminho e ao alcance de muitas outras crianças, nas escolas do Brasil. Conheça mais sobre o projeto: