— NOTÍCIAS

Trabalho da Diretoria de Comunicação da ProEC ganha elogios no PCST 2020+1

A conferência é considerada o maior evento internacional de comunicação científica



| Texto: Gabriela Villen

A Diretoria de Comunicação (DCom) da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEC) da Unicamp apresentou nesta terça-feira (25) o trabalho "O engajamento da Universidade na pandemia de Covid-19: a experiência da Diretoria de Comunicação, para Extensão e Cultura da Universidade de Campinas" no PCST 2020+1 (Public Communication of Science and Technology). Considerado o maior evento internacional de comunicação científica, a conferência que estava programada para 2020 na Escócia, aconteceu esta semana (entre os dias 24 e 27 de maio de 2021), de forma totalmente virtual. A DCom dividiu a mesa com cientistas e comunicadores da França, México, Grécia, Itália, Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha para debater os efeitos da Covid-19 na comunicação da ciência e da tecnologia. A experiência da Unicamp provocou interesse e recebeu elogios dos demais participantes.

Além dos desafios enfrentados desde o início da pandemia, os participantes refletiram sobre os efeitos futuros das mudanças implementadas nesse período. Para alguns, a ida para o virtual representou democratização da comunicação científica. Outros, todavia, destacaram as condições ainda desiguais de acesso em seus países.

A desinformação e as incertezas científicas também ocuparam parte do debate. A forma de divulgação, das dúvidas científicas e seus impactos em meio a crise sanitária global, foram alvo de questionamentos. Em destaque, ainda, estiveram os interesses que "fabricam incertezas" com intuito de disseminar dúvida e insegurança na população.

O trabalho da DCom foi apresentado pela jornalista Gabriela Villen, doutoranda do Programa de Política Científica e Tecnológica da Unicamp, em co-autoria com a diretora de comunicação da Proec, Marilisa Rossilho.