Viagem por planetas inusitados é novidade do Museu em programação para crianças e jovens
Aquário virtual, máquinas inteligentes e história antiga complementam a semana de oficinas cientificas
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A programação semanal online do Museu Exploratório de Ciências da Unicamp inclui a estreia da oficina Planet Hunters, que traz abordagens reveladoras sobre astros celestes que desafiam a imaginação e atividade mão-na-massa com recortes e pintura.
Todas as oficinas são gratuitas, com necessidade de inscrição prévia. Confira a programação completa e participe!
1.
(Oficina) Construindo seu aquário virtual
Dia: 30/06, quarta-feira, das 14h às 15h
Apresentação: Paloma Messias e Guilherme Correa
Indicação: 7 a 9 anos
Inscrição: https://forms.gle/ r2qKYS2szNg8TWTw5
Construa um aquário virtual usando um programa de simulação e mergulhe nos conceitos de cadeia alimentar, ecossistema e equilíbrio da vida.
Simule um interessante micromundo aquático escolhendo os mais variados tipos de habitantes, como plantas, peixes, herbívoros, carnívoros e diferentes seres marinhos.
O seu aquário ficará bonito, mas será preciso encarar o desafio de equilibrar a vida no ecossistema que você criou, trabalhando com ajustes na relação entre os diversos elementos. Embarque nesta aventura de ciência e diversão.
Atenção
. Acompanhe a atividade por computador ou notebook, com navegador atualizado. Tablet e celular apresentam dificuldades técnicas.
2.
(Oficina) Restaurando a Arte e desvendando a História Antiga
Parte 1: dia 30/06, quarta-feira, das 16h30 às 17h30
Parte 2: dia 07/07, quarta-feira, das 16h30h às 17h30
Apresentação: Janaína Fonseca, Júlia Portugal e Leticia Vitor
Indicação: 8 a 11 anos
Atenção: a oficina é dividida em duas partes complementares, com inscrição única. Certifique-se de que poderá participar dos dois encontros.
Inscrição: https://forms.gle/ Hh66K7EV9kxjR4Qn6
Você sabia que nosso conhecimento sobre o mundo antigo é resultado do minucioso trabalho dos historiadores?
Nessa oficina, em duas partes, você será apresentado(a) aos fundamentos da pesquisa histórica e, na sequência, colocará a mão-na-massa. Massinha de biscuit!
No primeiro encontro (30/06), faremos juntos um modelo caseiro de ânfora - tipo de vaso usado pelos antigos gregos e romanos - para simular um processo de restauração.
No segundo encontro (07/07), mergulharemos no mundo da pintura como forma de história e representações artísticas.
Descubra como atuam os especialistas que buscam em diversas fontes os elementos que contam a trajetória humana no tempo, analisando e desvendando informações do passado para instruir o presente.
Entenda a importância do processo de restauração de fontes danificadas pela ação do tempo (como esculturas, pinturas, obras arquitetônicas, utensílios do cotidiano) e do trabalho cuidadoso para preservar e revelar seus significados.
Material - massinha de biscuit
- cola branca líquida, rótulo azul (tubo cheio-100g)
- amido de milho (1 xícara)
- vinagre (1 colher de sopa) ou meio limão espremido
- vaselina líquida (tem na farmácia). Pode ser azeite ou óleo de coco
- creme hidratante
- Papel filme
- Tinta guache e pincel (escolha uma cor para pintar o vaso)
- Caneta ou lápis
- 1 colher de sopa e 1 colher de chá
- 1 xícara média
- Pote de vidro ou plástico (tamanho médio, que possa ir ao microondas)
Importante
. A oficina requer acompanhamento de um adulto, pois haverá uso do microondas
. Escolha um ambiente adequado para a execução da oficina, que pode causar sujeira
3.
(Oficina) Planet Hunters
Dia: 01/07, quinta-feira, das 17h às 18h15
Apresentação: Carolina Idelfonço
Indicação: 8 a 12 anos
Inscrição: https://forms.gle/ wihf5k9RiuyYVU6K6
Você já pensou em viajar para um planeta com dois sóis? Para um mundo onde a vegetação é vermelha? Que tal visitar um planeta com um oceano de lava fervente?
O Universo está repleto de corpos celestes muito interessantes. Alguns são assustadores e outros têm características que vão muito além do que podemos imaginar!
Em nossa Galáxia já foram descobertos milhares desses astros, mas ainda há muito o que explorar!
Na oficina Planet Hunters vamos aprender como encontrar esses mundos tão distantes. Preparado(a) para a caçada espacial?
Material
. Bandejinhas de isopor (de supermercado) cortadas em 4 círculos. Diâmetro de cada círculo: 1.5 cm, 2.5 cm, 5.0 cm e 10.0 cm. Veja modelos: https://mc-unicamp. github.io/oficinas/planet/
. papel sulfite A4 (02 folhas), quadriculadas 2x2 cm. Desenhe ou imprima o quadriculado nas folhas, usando nosso modelo: https://github.com/mc- unicamp/oficinas/blob/master/ planet/quadriculado.pdf
. papel sulfite A4 (02 folhas), brancas
. Superfície para apoiar as folhas (tipo prancheta)
. Tinta guache de cor escura (preta, marrom ou verde escuro)
. Pincel pequeno
. Lápis, caneta, régua
Atenção
. Acompanhe a oficina por computador, notebook ou tablet. Celular não permite boa visualização das imagens apresentadas.
. Escolha um espaço adequado para trabalhar com tinta guache.
4.
(Oficina) Máquinas que Aprendem-Avançado
Dia: 02/07, sexta-feira, das 16h às 17h20
Apresentação: Miguel Marques, Aline Hesley e Fernanda Coelho
Indicação: a partir de 12 anos
Inscrição: https://forms.gle/ h11qmXXL1LGhhmaS9
Na oficina, obtenha noções de como um computador é preparado usando conceitos de Aprendizado de Máquina (Machine Learning) *.
Coloque à prova a sua capacidade de treinar computadores que podem resolver problemas e construa uma máquina virtual capaz de reconhecer cores.
Aprimore o projeto proposto, realizando testes de avaliação e ajustando os parâmetros da programação.
Material
Escolha 3 imagens nas quais predominam determinadas cores e envie pelo formulário de inscrição:
. 1 foto com destaque da cor azul
. 1 foto com destaque da cor vermelha
. 1 foto com destaque da cor verde
Atenção
. A atividade foi especialmente concebida para a faixa de idade “a partir de 12 anos”
. Acompanhe a oficina por computador ou notebook, com navegador atualizado. Tablet e celular apresentam dificuldades técnicas.
* Machine Learning - De acordo com Arthur Samuel, cientista da computação e pioneiro da inteligência artificial, o aprendizado de máquina é o “campo de estudo que dá aos computadores a habilidade de aprender sem serem explicitamente programados”.
Atenciosamente,
Equipe do Museu Exploratório de Ciências da Unicamp
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