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Viagem por planetas inusitados é novidade do Museu em programação para crianças e jovens

Aquário virtual, máquinas inteligentes e história antiga complementam a semana de oficinas cientificas



 

A programação semanal online do Museu Exploratório de Ciências da Unicamp inclui a estreia da oficina Planet Hunters, que traz abordagens reveladoras sobre astros celestes que desafiam a imaginação e atividade mão-na-massa com recortes e pintura.

Todas as oficinas são gratuitas, com necessidade de inscrição prévia. Confira a programação completa e participe!

 

1.


 

(Oficina) Construindo seu aquário virtual 

Dia: 30/06, quarta-feira, das 14h às 15h

 Apresentação: Paloma Messias e Guilherme Correa

Indicação: 7 a 9 anos

Inscrição: https://forms.gle/ r2qKYS2szNg8TWTw5

 

Construa um aquário virtual usando um programa de simulação e mergulhe nos conceitos de cadeia alimentar, ecossistema e equilíbrio da vida.

Simule um interessante micromundo aquático escolhendo os mais variados tipos de habitantes, como plantas, peixes, herbívoros, carnívoros e diferentes seres marinhos. 

O seu aquário ficará bonito, mas será preciso encarar o desafio de equilibrar a vida no ecossistema que você criou, trabalhando com ajustes na relação entre os diversos elementos. Embarque nesta aventura de ciência e diversão.

 

Atenção

. Acompanhe a atividade por computador ou notebook, com navegador atualizado. Tablet e celular apresentam dificuldades técnicas.

 

2.


 

(Oficina) Restaurando a Arte e desvendando a História Antiga

Parte 1: dia 30/06, quarta-feira, das 16h30 às 17h30

Parte 2: dia 07/07, quarta-feira, das 16h30h às 17h30

Apresentação: Janaína Fonseca, Júlia Portugal e Leticia Vitor

Indicação: 8 a 11 anos

Atenção: a oficina é dividida em duas partes complementares, com inscrição única. Certifique-se de que poderá participar dos dois encontros.

Inscrição:  https://forms.gle/ Hh66K7EV9kxjR4Qn6

 

Você sabia que nosso conhecimento sobre o mundo antigo é resultado do minucioso trabalho dos historiadores?

Nessa oficina, em duas partes, você será apresentado(a) aos fundamentos da pesquisa histórica e, na sequência, colocará a mão-na-massa. Massinha de biscuit!

No primeiro encontro (30/06), faremos juntos um modelo caseiro de ânfora - tipo de vaso usado pelos antigos gregos e romanos - para simular um processo de restauração.

No segundo encontro (07/07), mergulharemos no mundo da pintura como forma de história e representações artísticas.

Descubra como atuam os especialistas que buscam em diversas fontes os elementos que contam a trajetória humana no tempo, analisando e desvendando informações do passado para instruir o presente.

Entenda a importância do processo de restauração de fontes danificadas pela ação do tempo (como esculturas, pinturas, obras arquitetônicas, utensílios do cotidiano) e do trabalho cuidadoso para preservar e revelar seus significados.

 

Material - massinha de biscuit

- cola branca líquida, rótulo azul (tubo cheio-100g)

- amido de milho (1 xícara)

- vinagre (1 colher de sopa) ou meio limão espremido 

- vaselina líquida (tem na farmácia). Pode ser azeite ou óleo de coco 

- creme hidratante 

- Papel filme

- Tinta guache e pincel (escolha uma cor para pintar o vaso) 

- Caneta ou lápis 

- 1 colher de sopa e 1 colher de chá 

- 1 xícara média 

- Pote de vidro ou plástico (tamanho médio, que possa ir ao microondas) 

 

Importante

. A oficina requer acompanhamento de um adulto, pois haverá uso do microondas

. Escolha um ambiente adequado para a execução da oficina, que pode causar sujeira

 

3.


 

(Oficina) Planet Hunters

Dia: 01/07, quinta-feira, das 17h às 18h15

Apresentação: Carolina Idelfonço

Indicação: 8 a 12 anos

Inscrição: https://forms.gle/ wihf5k9RiuyYVU6K6

 

Você já pensou em viajar para um planeta com dois sóis? Para um mundo onde a vegetação é vermelha? Que tal visitar um planeta com um oceano de lava fervente?

O Universo está repleto de corpos celestes muito interessantes. Alguns são assustadores e outros têm características que vão muito além do que podemos imaginar! 

Em nossa Galáxia já foram descobertos milhares desses astros, mas ainda há muito o que explorar!

Na oficina Planet Hunters vamos aprender como encontrar esses mundos tão distantes. Preparado(a) para a caçada espacial?

 

Material

. Bandejinhas de isopor (de supermercado) cortadas em 4 círculos. Diâmetro de cada círculo: 1.5 cm, 2.5 cm, 5.0 cm e 10.0 cm. Veja modelos: https://mc-unicamp. github.io/oficinas/planet/

. papel sulfite A4 (02 folhas), quadriculadas 2x2 cm. Desenhe ou imprima o quadriculado nas folhas, usando nosso modelo: https://github.com/mc- unicamp/oficinas/blob/master/ planet/quadriculado.pdf

. papel sulfite A4 (02 folhas), brancas

. Superfície para apoiar as folhas (tipo prancheta)

. Tinta guache de cor escura (preta, marrom ou verde escuro)

. Pincel pequeno

. Lápis, caneta, régua

 

Atenção

. Acompanhe a oficina por computador, notebook ou tablet. Celular não permite boa visualização das imagens apresentadas.

. Escolha um espaço adequado para trabalhar com tinta guache.

 

4.


 

(Oficina) Máquinas que Aprendem-Avançado

Dia: 02/07, sexta-feira, das 16h às 17h20

Apresentação: Miguel Marques, Aline Hesley e Fernanda Coelho

Indicação: a partir de 12 anos

Inscrição:  https://forms.gle/ h11qmXXL1LGhhmaS9

 

Na oficina, obtenha noções de como um computador é preparado usando conceitos de Aprendizado de Máquina (Machine Learning) *.

Coloque à prova a sua capacidade de treinar computadores que podem resolver problemas e construa uma máquina virtual capaz de reconhecer cores.

Aprimore o projeto proposto, realizando testes de avaliação e ajustando os parâmetros da programação. 

 

Material

Escolha 3 imagens nas quais predominam determinadas cores e envie pelo formulário de inscrição: 

. 1 foto com destaque da cor azul 

. 1 foto com destaque da cor vermelha 

. 1 foto com destaque da cor verde

 

Atenção 

. A atividade foi especialmente concebida para a faixa de idade “a partir de 12 anos”

. Acompanhe a oficina por computador ou notebook, com navegador atualizado. Tablet e celular apresentam dificuldades técnicas.

 

 * Machine Learning - De acordo com Arthur Samuel, cientista da computação e pioneiro da inteligência artificial, o aprendizado de máquina é o “campo de estudo que dá aos computadores a habilidade de aprender sem serem explicitamente programados”.

 


Atenciosamente,

Equipe do Museu Exploratório de Ciências da Unicamp

 


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