— NOTÍCIAS

VIII Seminário Inovações Curriculares

Diálogos sobre extensão e ensino: concepções, experiências e projetos de integração.



De 23 a 25 de Novembro de 2021.

Sobre o congresso
Diálogos sobre Extensão e Ensino: concepções, experiências e projetos de integração 

23, 24 e 25 de Novembro de 2021

Programa do evento em construção

Contato: infoea2@unicamp.br

Inscrição: https://eventos.congresse.me/inovacoes2021#registrations

Introdução

Diálogos sobre Extensão e Ensino: concepções, experiências e projetos de integração é o título da oitava edição do seminário bianual Inovações Curriculares, evento realizado pela Unicamp desde 2007. Nesta edição, o tema principal incorpora tanto demandas advindas das políticas públicas educacionais quanto discussões mais abrangentes da formação acadêmica nos últimos tempos. Ao focalizarmos a integração da extensão universitária na forma de componentes  curriculares nos cursos de graduação, recordamos que os programas e projetos extensionistas foram destacados como ações capazes de ampliar a articulação entre a universidade e sociedade no Plano Nacional de Educação (PNE) para os decênios 2001-2010 (BRASIL, 2001) e 2014-2024 (BRASIL, 2014), com prioridade para as áreas de grande pertinência social. Mais recentemente, a Resolução CNE/CES n° 7/2018 estimulou o referido debate ao estabelecer diretrizes para a extensão nas Instituições de Ensino Superior (IES) do país, definindo princípios, fundamentos e procedimentos a serem observados em seu planejamento, gestão e avaliação.Considerando a importância de refletirmos acerca dos processos formativos no atual cenário brasileiro, o Inovações Curriculares 2021 abre espaço para a discussão de concepções de extensão e ensino, experiências desenvolvidas em distintas IES e projetos de integração que possam contribuir com a temática em pauta.

Além de tratar da temática principal, a oitava edição do evento apresenta os seguintes objetivos:
–  favorecer a análise, discussão, vivência e troca de experiências sobre inovações curriculares em diversos âmbitos do ensino superior, como projetos pedagógicos de cursos, recursos didáticos, ambiente virtuais de aprendizagem, metodologias, processos de avaliação e autoavaliação, dinâmicas de autoconhecimento, relação docente-discente;
– ressaltar a inovação curricular no ensino superior como objeto de pesquisa sobre o processo de ensino e aprendizagem, compreendendo-a como atividade pedagógica articulada aos propósitos da formação discente; 
–  promover o aprofundamento de questões teóricas e práticas relacionadas às inovações curriculares, com o intuito de contribuir para a reflexão sobre as atividades docentes e discentes, os processos formativos e a produção de conhecimentos.

Justificativa

Diante dos desafios vivenciados na contemporaneidade, a temática do evento oportuniza aos integrantes de diferentes comunidades acadêmicas mais um espaço para divulgar, debater e ampliar os conhecimentos sobre as relações entre a universidade e a sociedade em geral. Valorizando a busca e o compartilhamento de novas formas de atuação na educação superior brasileira, as atividades programadas também pretendem fortalecer o coletivo das instituições de ensino superior do estado de São Paulo, sobretudo ao aproximar docentes e discentes que trabalham com realidades socioculturais tão díspares. Ressaltando as contribuições científicas e as funções sociais da universidade, o Inovações Curriculares 2021 convida docentes, discentes e gestores para discutir visões epistemológicas, experiências e projetos de pesquisa, extensão e ensino. Ao nos comprometermos com princípios éticos e democráticos, procuramos estimular inovações nos processos de ensino e aprendizagem que tanto acompanhem as constantes transformações na sociedade quanto socializem os conhecimentos produzidos nos espaços universitários.

 

Cronograma - 2021

– Abertura do sistema de inscrições: 26 de Julho
– Data-limite para submissão dos resumos: 27 de Setembro (23:59, horário de Brasília)
– Data-limite para inscrição pela plataforma: 22 de novembro (gratuito)
– Período para julgamento dos resumos pela comissão: 28 de setembro a 12 de outubro
– Divulgação dos resultados da seleção e indicação do formato de apresentação: 13 de outubro
– Data do Evento: 23 a 25 de novembro - On-Line
– Data dos Workshops: durante o evento - On-Line e com inscrições à parte

 

Submissão de Trabalhos

Os trabalhos poderão ser submetidos nas categorias de apresentação Pôster ou Comunicação Oral, dentro dos seguintes eixos:

1. Extensão, integração social e formação profissional
Este eixo procura evidenciar os processos de construção de propostas de extensão nas universidades brasileiras, com destaque à participação das comunidades na elaboração dos projetos, reflexões sobre os impactos almejados e alcançados, além das visões inter e transdisciplinares na formação profissional correspondentes à legislação mais recente. Dessa forma, estão relacionadas ao eixo múltiplas políticas institucionais no âmbito da permanência estudantil, a inclusão das comunidades tradicionais e o trabalho com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) preconizados pela ONU, como perspectiva para o planejamento e execução das ações formativas.
2. Extensão, avaliação discente e docente
O segundo eixo do evento pretende promover discussões acerca das ações extensionistas e as formas de avaliação empregadas em relação ao trabalho discente e docente. Tema debatido há tempos nos espaços acadêmicos, as atividades de extensão ganham maior visibilidade com a inserção obrigatória de, no mínimo, 10% na carga horária dos cursos de graduação, conforme meta 12.7 do Plano Nacional de Educação 2014-2024. Diante das configurações curriculares em pauta, inúmeros questionamentos emergem sobre os parâmetros de avaliação dos cursos de graduação, aprendizagem discente e atuação docente. Ao pensarmos nos complexos processos de produção de conhecimento, podemos abordar experiências desenvolvidas por distintas instituições de ensino superior na avaliação de projetos de extensão integrados ao ensino, inserção discente e docente nas comunidades, dimensões socioculturais e procedimentos teórico-metodológicos vinculados às ações acadêmicas, dentre outros aspectos relevantes.
3. Extensão, ensino e os significados da integração curricular
Este eixo será destinado ao debate sobre os significados da integração extensão e ensino. Contando com as experiências e investigações realizadas ou em curso, abrimos espaço para diálogos que abordem os objetivos da extensão universitária, os embates relacionados ao seu lugar nas atividades acadêmicas e suas potencialidades para a relação universidade – sociedade. Considerando o caráter recente da proposta (no que tange a sua implementação), o eixo pretende analisar perspectivas e intercambiar ideias para o planejamento e a gestão de qualidade dos diferentes projetos focalizados pelos participantes do evento.
4. Extensão e políticas públicas
O quarto eixo busca potencializar as reflexões acerca da articulação entre projetos de extensão e as políticas públicas locais, compreendendo tanto as especificidades dos ambientes universitários quanto as demandas de distintos agentes sociais. Ao abordarmos os diálogos estabelecidos entre a universidade e organizações não governamentais, movimentos sociais, empresas públicas e privadas, podemos pensar como as comunidades interna e externa se relacionam, quais colaborações e participações são efetivas nos processos formativos. Debatendo noções de políticas públicas, trataremos das potencialidades de elaboração e desenvolvimento de novos projetos que integrem extensão, ensino e pesquisa.

 

Comissões

Comisssão Executiva

Prof. Dr. Ivan Felizardo Contrera Toro (coordenação do evento) – PRG/FCM/Unicamp
Prof. Dr. Arnaldo Pinto Junior –  EA²/FE/Unicamp
Prof. Dr. Gildo Girotto Junior – EA²/IQ/Unicamp
Prof. Dr. André Ricardo Fioravanti – GGTE/FEM/Unicamp
Prof. Dr. Rosley Anholon – GGTE/FEM/Unicamp
Profa. Dra. Laura Leticia Ramos Rifo – PRG/IMECC/Unicamp
Prof. Dr. Flávio Luís Schmidt – PRG/FEA/Unicamp
Prof. Dr. Sávio Machado Cavalcante – PRG/IFCH/Unicamp

Ms. Dr. Andre de Oliveira Garcia – EA²/Unicamp
Georgia Martins – EA²/Unicamp
Diego Nathan Pansani de Alencar – EA²/Unicamp

Comissão Científica

Prof. Dr. Ivan Toro (coordenação do evento) – PRG/FCM/Unicamp
Prof. Dr. Arnaldo Pinto Junior –  EA2/FE/Unicamp
Prof. Dr. Gildo Girotto Junior – EA2/IQ/Unicamp
Prof. Dr. André Fioravanti – GGTE/FEM/Unicamp
Prof. Dr. Rosley Anholon – GGTE/FEM/Unicamp
Profa. Dra. Laura Rifo – PRG/IMECC/Unicamp
Prof. Dr. Flávio Schmidt – PRG/FEA/Unicamp
Prof. Dr. Sávio Cavalcante – PRG/IFCH/Unicamp
Prof. Dr. Dirceu da Silva - FE/Unicamp
Profa. Dra. Muriel Gavira - FCA/Unicamp
Profa. Dra. Lais Fraga - FCA/Unicamp
Prof. Dr. Rafael Dias - FCA/Unicamp
Profa. Dra. Milena Pavan - FCA/Unicamp
Prof. Dr. Carlos Etulain - NIPE/Unicamp
Prof. Dr. Angelo Cortelazzo - IB/UNICAMP
Profa. Dra. Fernanda Marcondes - FOP/UNICAMP
Profa. Dra. Sílvia Passeri - FCM/UNICAMP
Profa. Dra. Amanda Sálvia - Hamburg - HEIs
Prof. Dr. Robson Calado - UFF
Prof. Dr. Eduardo Satolo - UNESP
Profa. Dra. Isabela Rampasso - UFF 
Prof. Dr. Armando Antonialli - UFSCAR
Prof. Dr. Jeff Souza - IFSP
Prof. Dr. Nonato Miranda - UMSCS
Profa. Dra. Marta Garcia - IFSP
Prof. Dr. Roberto Iaochite - UNESP
Prof. Dr. Estéfano Veraszto - UFSCAR
Ms. Markley Carvalho - UFGD